Wallandra faz ensaio super artístico, totalmente inspirado na cultura Ballroom e na dança voguing

Wallandra com suas expressões intrínsecas


Faça uma pose para mim e sinta seu corpo vibrar com a melhor das expressões. Alcance o infinito com movimentos marcantes e intrínsecos. Mostre o seu verdadeiro eu e fique a vontade para ser quem você é, independente de onde esteja. Muito mais que um ensaio, muito mais que brilho e glamour. Neste post você vai encontrar toda uma representatividade artística que oferece sentido à vida de milhares de pessoas por todo o mundo. Prepare-se para contemplar cada momento.



🖤 WALLANDRA

Princese Wallandra Cazul Xtravaganza é ícone LGBTQ+ do cenário carioca, artista, militante e integrante da cultura Ballroom, que vamos falar mais adiante. Wallandra se destaca por sua personalidade forte, por sua representação na comunidade black e por toda sua expressão corporal. Por esses e muitos outros motivos que Wallandra está aqui, nas páginas NuPerfil, com um maravilhoso e surpreendente ensaio intimista e artístico. Você vai contemplar imagens incríveis e também aprimorar sua visão cultual de um movimento muito importante para a cultura do pop mundial.


Ícone cheio de talento
Artista de personalidade apurada
Representação cultural


🖤 BALLROOM

O ensaio intimista e artístico de Wallandra foi inspirado na cultura Ballroom, que deu origem ao movimento vogue. Para organizar a elucidação, vamos explicar, passo a passo no decorrer deste post, a origem desses dois fenômenos e ao mesmo tempo você vai conferir perfeitas imagens com as poses surpreendentes.


Intimista, artístico e com total referência


Traduzindo para o bom português o termo Ballroom quer dizer salão de baile. Mas, vamos aqui contextualizar melhor esse "salão" e esse "baile" para você ficar por dentro do que realmente é o movimento que acolhe pessoas, em sua grande maioria da periferia, e oferece a elas diferentes oportunidades de mostrar seus dons artísticos e entender a sua representação na sociedade.


Alcance o sentido de sua vida


Tudo tem início nas décadas de 1960 e 1970, quando nos Estados Unidos, em locais bem específicos da cidade de Nova York, aconteciam apresentações e concursos de Drag Queens. Por conta de todo o racismo que o território americano vivia na época (e ainda vive, né?), as Drag Queens negras e latinas não tinham a visibilidade merecida. Observado esse fato, a transexual Crystal LaBeija decidiu reunir essa galera renegada e criou então o primeiro Ballroom, ou seja, o primeiro salão de baile exclusivamente voltado para os LGBTQIA+ periféricos e marginalizados. Neste salão, os frequentadores encontravam um sentido para a vida, o acolhimento merecido, o afeto desejado... ou seja, tudo aquilo que não tinham em casa com a família ou na rua com uma sociedade completamente segregada e preconceituosa. O Ballroom era (e ainda é) o local onde o povo preto, latino e fora do padrão heteronormativo se expressa como um todo, mostrando sua essência e real personalidade, com suas próprias regras e expressões, o que veio a ser entendido como vogue, ou voguing, que vamos conversar e entender mais adiante. Mas antes, vamos contemplar um pouco mais as imagens de Wallandra:


Mostre sua essência
Conheça sua identidade
Faça uma pose
Quebre os padrões
Alcance o infinito


Wallandra é Princese da Pioneer Kiki House Of Cazul, casa pioneira do movimento vogue carioca que foi formada em 2015 e que faz parte da Iconic House Of Xtravaganza em Nova York e fomenta a cena Ballroom junto a Hell Ball RJ.


🖤 
VOGUE ou VOGUING


Você com certeza já deve ter ouvido o refrão da famosa música Vogue, de Madonna:

"Come on, vogue / Let your body move to the music (move to the music) / Hey, hey, hey"


E talvez tenha feito referência à famosa revista de moda Vogue, que está em vigor há quase dois séculos. Mas o que tem a ver a dança voguing com a revista de moda mais famosa do mundo? E o que Madonna quis mostrar com o seu trabalho? Podemos afirmar que uma coisa leva a outra e vamos explicar para você entender direitinho.

O mais importante é você brilhar do jeito que é

As pessoas que frequentavam as balls (campeonatos de danças que aconteciam nas Ballrooms) faziam suas apresentações com poses inspiradas, principalmente, no Egito Antigo e nos movimentos de ginástica. Além dessas inspirações, muitos imitavam as poses que as modelos faziam nas capas das revistas de moda, como a revista Vogue por exemplo. Era uma forma de estar mais perto de uma realidade que parecia distante: a do show business. Dessa maneira, dentro da cultura Ballroom nasceu o voguing, uma dança específica da comunidade LGBTQIA+, negra, latina e periférica de Nova York. Essa comunidade passou a ser definida como voguers.


“O voguing foi criado do sonho de seres alguém quando o mundo inteiro te dizia que não podias ser” José Xtravaganza


Você pode ser o que quiser


No final da década de 1980, a cantora Madonna, no auge do sucesso, foi apresentada ao voguing por José Xtravaganza, bailarino e frequentador assíduo das
balls de Nova York. Madonna gostou do que viu, se interessou pela dança e junto de José e sua equipe, em 1990, apresentou o movimento para mundo com a música, o clipe e as apresentações ao vivo de Vogue, um dos seus maiores sucessos. Muitos debates afirmam que Madonna fez uma apropriação cultural do movimento Ballroom. Mas em diferentes ocasiões, a cantora afirmou que seu intuito foi mostrar ao mundo aquilo que ele ainda não conhecia, ou seja, o voguing.


Desperte o brilho da sua alma
Deixe o seu instinto falar mais alto
Contemple cada instante


🖤 IMAGENS CONTEMPLATIVAS


Com toda essa ampliação cultural, agora fica fácil entender o motivo do ensaio de Wallandra ter tido como referências todos esses conceitos e movimentos. O intuito é transmitir uma mensagem que vai muito além da glamourização midiática, proporcionando a você um encontro com expressões artísticas que existem há mais de 50 anos e que por muitas vezes foram desclassificadas socialmente. Então, aqui totalmente mergulhados na cultura Ballroom e na dança vogue, finalizamos esse post e  entregamos à você um vídeo caprichado nos conceitos apresentados. Contemple o máximo que puder:


Fotos exclusivas de um ensaio de sucesso

🖤 BASTIDORES


A preparação para o ensaio artístico e intimista de Wallandra começou cedo e com muita expectativa. Aconteceu em setembro de 2020 no estúdio NuPerfil e contou com muita organização e cuidado. Separação de figurinos, maquiagem suave de Rebeca Zaa, iluminação adequada, cenário impecável. De um clique ao outro, uma conversa baseada nos conceitos que se queria alcançar e também em explicações sobre o movimento vogue. Foi um trabalho lindo, satisfatório e totalmente inesquecível. Queremos que Wallandra brilhe cada dia mais, com todo o seu talento, carisma e espontaneidade. Sucesso!


Muito sucesso para Wallandra


Produzido, escrito e editado por: 
Rafazildo e Felippe 
Referências: Rolling Stone | Uol | Vogue | G1 | SPET

Quer dar um feedback? Então faça contato conosco agora e vamos logo conversar mais sobre todo esse maravilhoso mundo das fotos intimistas, que valorizam o ser humano e revelam toda sua beleza e talento. Vai ser um prazer falar com você. Estamos te esperando!


Veja também⤵

🖤 NuPerfil 
A beleza do corpo na essência da alma